Eslováquia: primeiro-ministro é alvo de atentado

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo hoje de um atentado a tiros na cidade de Handlova e está hospitalizado. O governante de esquerda foi eleito ano passado, entre outras coisas prometendo cessar o envio de armas à Ucrânia e ter uma relação amigável com a Rússia.

O autor dos disparos, um homem de 71 anos, foi detido em seguida. Segundo o ministro do interior Sutaj Estok, motivação do ato teria sido política e a decisão teria ocorrido logo após a eleição presidencial de abril, vencida por um aliado de Fico. O chefe de governo foi em seguida transportado de helicóptero para um hospital na capital regional, Banska Bystrica. Correndo risco de morte, Fico não pôde ser transferido para Bratislava – os projéteis, contudo, não danificaram suas principais artérias.

Diversos países condenaram o ataque e desejaram a recuperação do primeiro-ministro. O Brasil reiterou “seu firme repúdio a qualquer ato de violência política”.

(Na imagem destacada, retirada de um vídeo do canal de Telegram Intel Republic, vê-se o momento em que o governante é atingido.)

Deixe uma resposta